segunda-feira, 7 de abril de 2014

Acústica
Unknown12:07 0 comentários

  fonte:SoundDiagram.



Ondas acústicas. Se pararmos para pensar, em nosso cotidiano há uma diversidade de sons, ou melhor tudo tem um som. Basta observar. Buzina de carros e caminhões, a voz do sorveteiro passando, o canto de um passarinho e assim por diante. As ondas acústicas, ou a acústica como é mais conhecida, é um ramo da física que estuda os sons. Ela é considerada uma ciência que abrange diversas disciplinas. O som é um fenômeno ondulatório que vários objetos fazem e é aumentado através dos diferentes estados físicos da matéria. Podemos dividir a acústica em quatro coisas: geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores. Ela mede esses meios, cria instrumentos, tabelas e entre muitos outros. Deixe-me dar um exemplo que vemos diariamente, e que faz parte da vida dos jovens constantemente: A música. É um exemplo um pouco clichê na visão das pessoas. Nisso a acústica é considerada deveras importante, pois para o desenvolvimento e a criação de artística, é necessário o estudo. Sendo assim, se não houver o estudo, a harmonia, as combinações e interações entre as notas musicais não irão existir.
A acústica é o ramo da física que estuda o som. O som é um fenômeno ondulatório causado pelos mais diversos objetos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria. A física acústica investiga a forma como a energia sonora se transmite através dos meios materiais de propagação, seus efeitos e interações.
Som é uma onda mecânica que possui a intensidade e frequência necessárias para ser percebida pelo ser humano. Os dispositivos que produzem ondas sonoras são chamados de fontes sonoras. Entre os que mais se destacam estão, dividido por geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores.
Acústica Os especialistas em acústica ambiental estão preocupados com a proteção do ruído aéreo, rodoviário, ferroviário e ruído gerado pelos equipamentos para os receptores sensíveis ao ruído, tais como habitações, escolas, hospitais, áreas verdes protegidas, etc. Em muitos países (e em muitos municípios) as leis prevê limites de exposição ao ruído destes receptores. Estes limites podem ser absolutos ou relativos ao ruído medido acima da introdução da nova fonte de ruído. O manejo do ruído ambiental é feito através da monitorização do ruído, a modelagem do ruído gerado pela introdução de novas fontes, e determinação das medidas de mitigação em conformidade com os limites da lei (ou pelo menos chegar perto desses limites por todos os meios práticos possíveis). As medidas de mitigação mais eficazes são as fontes, mas nem sempre a mitigação é possível. A segunda alternativa é introduzir barreiras acústicas entre as fontes e os receptores. Se esta alternativa não é praticável, a mitigação deve acontecer no receptor, por exemplo com a introdução de janelas de painel duplo. 



Categoria:
Ondas? E se cada ação que você faz ao longo do dia pelo menor que seja ela, saiba que faz ao seu redor uma grande diferença .

0 comentários

Postar um comentário