segunda-feira, 7 de abril de 2014

Influências da radiação no espaço sideral .
Unknown16:25 0 comentários


                                           Radiação de alta energia



A radiação de provem da alta energia se encontra dentro das emissões solares e tem sua composição por  prótons  energéticos,micro partículas de ferro  e radiação gama. A atmosfera terrestre com base nos campos de proteção bloqueia grande parte vinda do espaço, evitando o contato total.
Os estudos prolongados sobre os períodos prolongados em contato e convivência dentro do  espaço tende a aumentara gradativamente a degeneração do corpo humano e tem como consequências mais comuns cancêrs em locais diversos do corpo . Mas não contém real estudos sobre a comprovação.

Maior incidência de câncer

Em 2004 estudos foram conclusivos a demonstra que ao conviver e trabalhar no espaço traz aos astronautas nenhuma proteção aos perigos como o contato direto com todas as radiações e emissões que vem dos planetas já esse tópico mais aprofundado sobre o que é a radiação no espaço vem no tópico de rádio astronomia .

Radicais livres

Na pesquisa, Datta e colegas mediram os níveis de radicais livres presentes e a expressão de genes de resposta ao estresse em células de camundongos expostos à radiação de alta energia encontrada no espaço.

Os pesquisadores verificaram que o meio celular do trato gastrointestinal nos animais expostos se mostrou altamente oxidativo - cheio de radicais livres - por longos períodos de tempo, um estado compatível com o desenvolvimento de câncer.

Segundo os autores, os radicais livres produzidos pela radiação danificaram o DNA das células e, à medida que os danos se acumularam, o resultado foi o surgimento de mutações e, em alguns casos, de tumores malignos.

Danos no DNA

A sua exposição prolongada no espaço faz o corpo se auto degenerar fazendo em si mutações no DNA fazendo em si mudanças no estado físico do corpo e causando com mais probabilidade o câncer fazendo em si os astronautas contraírem câncer com maior facilidade em si partindo mais fácil dessa vida para uma melhor .


Fontes : Gravidade , inovação tecnológica.

Energia Nuclear
Unknown13:02 0 comentários

Esquema de uma Usina Nuclear



Energia nuclear
 é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitner com a observação de uma fissão depois da irradiação de urânio com nêutrons
Tipos de Reações Nucleares
A tecnologia nuclear tem como uma das finalidades gerar eletricidade. Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, assim movimentando um turbo gerador. A reação nuclear pode acontecer controladamente em um reator de usina nuclear ou descontroladamente em uma bomba atômica. Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida. 

Exemplo: Apenas um exemplo das mais de 1000 possíveis fissões de urânio-235: Urânio captura um nêutron, torna-se instável e fraciona em bário e criptônio com emissão de dois nêutrons.


Com esta reação Hahn e Strassmann demonstraram a fissão em 1938 através da presença de bário na amostra, usando espectroscopia de massa. 


Energia Nuclear no Brasil
A energia elétrica é fator essencial para assegurar o crescimento econômico do país e a qualidade de vida da sua população, porém, os recursos hídricos disponíveis nas proximidades dos principais centros consumidores estão se esgotando.
Além disso, os licenciamentos ambientais dos aproveitamentos hídricos remanescentes e economicamente viáveis estão se tornando cada vez mais difíceis.

Curiosidades:

  • O primeiro fenômeno nuclear ocorreu em 1896. O pesquisador H. Becquerel descobriu a emissão de radioatividade pelo urânio.
  • Foi a partir da década de 1950, já conhecendo os efeitos devastadores das bombas nucleares jogadas em Hiroshima e Nagasaki, que o mundo começou a criar programas para o uso pacífico da energia nuclear. Foi a ONU quem coordenou este processo, criando a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) em 1957


Lixo Radioativo
Unknown12:31 0 comentários

É formado por resíduos com elementos químicos radioativos que não têm ou deixaram de ter utilidade, resumindo, o lixo nuclear é todo resíduo formado por compostos radioativos que perderam a utilidade de uso.


Este lixo é produzido por diversas fontes, sendo as principais:
  • Usinas nucleares: após o processo de fissão nuclear, o que sobra do uso do urânio é considerado lixo nuclear.
  • Armas Nucleares: na fabricação, manutenção ou desativação deste tipo de arma, vários resíduos nucleares são gerados.
  •  Laboratórios de exames clínicos: alguns instrumentos de exames médicos usam produtos radioativos como, por exemplo, máquinas de raio-x.
A destinação do resíduo radiativo é um dos problemas mais sérios resultantes do uso da energia nuclear, podendo ainda ser oriundo de outros usos, tais como resíduo hospitalar.
O lixo nuclear deve ser transportado, tratado e isolado com máximo rigor de cuidado, seguindo diversas normas de segurança internacionais, a fim de evitar qualquer tipo de acidente ou contaminação. Um dos principais problemas atuais é o destino deste tipo de lixo.
O contato do ser humano com este tipo de lixo pode ter como consequência o desenvolvimento de várias doenças (câncer é a principal) e até a morte imediata.
A radioatividade deste material diminui com o tempo. Todo radioisótopo tem uma meia-vida, ou seja, o tempo necessário para perder metade (½) de sua radioatividade. Eventualmente todo resíduo radioativo decai para um elemento não radioativo. Por exemplo: passados 40 anos, a maioria dos resíduos de combustível nuclear perde 99,9% de radiação.

Para onde vai o Lixo Radioativo? 

Dentro da própria usina ou em depósitos na vizinhança, dependendo do nível de radioatividade. Todo rejeito radioativo é classificado de acordo com a atividade e a duração de seus isótopos radioativos. Depois de um tempo de uso – geralmente um ano – o combustível “vence” e precisa ser trocado. Esse rejeito de alta atividade (RAA) é o mais perigoso, mas pode ser reciclado. Já os outros tipos de lixo são os rejeitos de média e baixa intensidade, que são produzidos pelo contato direto ou indireto de equipamentos, ferramentas e roupas de proteção com o combustível da usina. Atualmente, eles são guardados em depósitos temporários na própria usina ou no Centro de Gerenciamento de Rejeitos, em Angra dos Reis (RJ). Mas uma das exigências feitas para a construção de Angra 3 foi exatamente a criação de um depósito geológico, para o armazenamento do lixo radioativo até cem anos. Esse depósito guardará não só o lixo das usinas mas também rejeitos nucleares de hospitais e indústrias do país. 
Que mal o Lixo Radioativo pode causar?
Os principais problemas do lixo radioativo e que ele permanece contaminado por um longo período, podendo chegar até mais de 100 mil anos; ele também representa um constante risco, pois caso haja um vazamento a radiação pode causa graves problemas de saúde nas pessoas que forem expostas, como o queimaduras, câncer, mal formação de crianças e dependendo do grau de radiação levar a morte.
Contudo o lixo nuclear continua sendo produzido todos os anos, e cada vez mais, enquanto isso os depósitos em alguns países ainda são precários e falta lugar para armazenar esse material. Somente a criação de políticas serias que restrinjam o uso de material radioativo e determine normas rígidas poderá impedir a multiplicação de depósitos de lixo radioativo, visto que não ainda não existem maios eficazes para seu tratamento.

Se acontecer o vazamento da radiação, pode causar vários problemas para a humanidade, como o Acidente Nuclear. O maior acidente nuclear registrado até agora é o de Chernobyl, que ocorreu no dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobyl.

Acústica
Unknown12:07 0 comentários

  fonte:SoundDiagram.



Ondas acústicas. Se pararmos para pensar, em nosso cotidiano há uma diversidade de sons, ou melhor tudo tem um som. Basta observar. Buzina de carros e caminhões, a voz do sorveteiro passando, o canto de um passarinho e assim por diante. As ondas acústicas, ou a acústica como é mais conhecida, é um ramo da física que estuda os sons. Ela é considerada uma ciência que abrange diversas disciplinas. O som é um fenômeno ondulatório que vários objetos fazem e é aumentado através dos diferentes estados físicos da matéria. Podemos dividir a acústica em quatro coisas: geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores. Ela mede esses meios, cria instrumentos, tabelas e entre muitos outros. Deixe-me dar um exemplo que vemos diariamente, e que faz parte da vida dos jovens constantemente: A música. É um exemplo um pouco clichê na visão das pessoas. Nisso a acústica é considerada deveras importante, pois para o desenvolvimento e a criação de artística, é necessário o estudo. Sendo assim, se não houver o estudo, a harmonia, as combinações e interações entre as notas musicais não irão existir.
A acústica é o ramo da física que estuda o som. O som é um fenômeno ondulatório causado pelos mais diversos objetos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria. A física acústica investiga a forma como a energia sonora se transmite através dos meios materiais de propagação, seus efeitos e interações.
Som é uma onda mecânica que possui a intensidade e frequência necessárias para ser percebida pelo ser humano. Os dispositivos que produzem ondas sonoras são chamados de fontes sonoras. Entre os que mais se destacam estão, dividido por geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores.
Acústica Os especialistas em acústica ambiental estão preocupados com a proteção do ruído aéreo, rodoviário, ferroviário e ruído gerado pelos equipamentos para os receptores sensíveis ao ruído, tais como habitações, escolas, hospitais, áreas verdes protegidas, etc. Em muitos países (e em muitos municípios) as leis prevê limites de exposição ao ruído destes receptores. Estes limites podem ser absolutos ou relativos ao ruído medido acima da introdução da nova fonte de ruído. O manejo do ruído ambiental é feito através da monitorização do ruído, a modelagem do ruído gerado pela introdução de novas fontes, e determinação das medidas de mitigação em conformidade com os limites da lei (ou pelo menos chegar perto desses limites por todos os meios práticos possíveis). As medidas de mitigação mais eficazes são as fontes, mas nem sempre a mitigação é possível. A segunda alternativa é introduzir barreiras acústicas entre as fontes e os receptores. Se esta alternativa não é praticável, a mitigação deve acontecer no receptor, por exemplo com a introdução de janelas de painel duplo. 



Produção do Som - Propagação do Som
Unknown12:05 0 comentários

As ondas sonoras são ondas longitudinais, ou seja ,são produzidas por uma sequência de pulsos longitudinais
No ouvido, as ondas atingem uma membrana chamada tímpano. O tímpano passa a vibrar com a mesma frequência das ondas, transmitindo ao cérebro, por impulsos elétricos, a sensação denominada som.
As ondas sonoras podem se propagar com diversas frequências, porém o ouvido humano é sensibilizado somente quando elas chegam a ele com frequência entre 20 Hz e 20 000 Hz, aproximadamente. 
                                                                                                                    

As ondas sonoras audíveis são produzidas por:
·         Vibração de cordas
·         Vibração de colunas de ar
·         Vibração de discos e membranas

Instrumentos Musicais
Unknown11:31 0 comentários



    • Instrumentos de Corda

    Se pararmos pra pensar um pouco, podemos enumerar um grande número de instrumentos de corda: violão, violino, piano, harpa, guitarra, contrabaixo, etc. Nesses instrumentos, o som é produzido a partir de cordas, que quando acionadas provocam compressões e rarefações no ar, chamadas ondas sonoras.
    Também chamada de cordas vibrantes, as cordas dos instrumentos musicais, quando vibram produzem ondas transversais que, superpondo-se às refletidas nas extremidades, originam uma onda estacionária.
    A distância entre dois nós (correspondente à vibração entre as extremidades de fixação da corda )consecutivos corresponde a meio comprimento de ondae a freqüência de oscilação é dada por ,onde v é a velocidade da onda na corda.


      • Instrumentos de Sopro
        Os instrumentos de sopro são constituídos por tubos sonoros. É muito fácil nos lembrarmos desses instrumentos: saxofone, trombone, trompete, flauta, etc.
        Se você soprar dentro de uma garrafa de vidro, por exemplo, irá observar esta emitira um som. Isso acontece porque a coluna de ar dentro da garrafa entra em vibração emitindo uma onda sonora. A produção dessa onda em uma das extremidades é devida a um dispositivo denominado embocadura. A extremidade oposta à embocadura, pode ser aberta ou fechada dando origem a dois tipos de tubos sonoros, os abertos e os fechados.
        A distância entre dois ventres consecutivos é calculado da mesma maneira dos instrumentos de cordas .

       
      • Instrumentos de Percussão
      Já os instrumentos de percussão são os mais simples, porque a própria membrana vibrante (couro ou materiais rígidos) transfere energia diretamente para o ar. Não é por outra razão que os instrumentos de percussão são os mais eficientes produtores de som. Novamente, o elemento excitador é a mão humana (ou algo empunhado pelo corpo humano) e a transferência ocorre diretamente do sistema bidimensional (a membrana vibrante) para o ar, sem nenhum tipo de interferência, exceto a própria mão humana que pode ser usada para abafar ou ressaltar algum tipo de som (é o caso da posição da mão de quem toca pandeiro ou tamborim).
       

       
       
       
       
         


             

            domingo, 6 de abril de 2014

            Remoção de tatuagem
            Unknown12:50 0 comentários





                                            Como remover tatuagem definitiva
            Na Pró-Corpo é possível remover tatuagens sem deixar marcas. Adotamos o laser Nd Yag, aparelho de última geração capaz de remover tatuagens total ou significativamente a depender da coloração, profundidade e qualidade da tinta da tatuagem.
            Quanto mais finos o traço e menos preenchimento, mais fácil será removê-la, os pigmentos mais coloridos vão necessitar de um número maior de sessões.
            Indicações Pigmento preto ou Pigmento colorido
                                                 Como é realizado o procedimento
            Por meio da emissão de luz sobre o local em que se encontra a tatuagem o aparelho de remoção de tatuagem clareia pouco a pouco a área. Vaporizando a parte superficial da pele e absorvendo outra parte do pigmento pelo sistema imunológico do paciente. A penetração do laser chega até a derme e devido ao calor emitido pode causar algum incômodo.
            O tratamento é desconfortável, porém suportável e o número de sessões varia conforme a cor, a profundidade e a localização do pigmento.
                                                                           Duração do procedimento
                             A duração do processo varia de acordo com o tamanho da tatuagem.
            O intervalo entre as sessões pode ser de, no mínimo de 1 mês, mas geralmente cerca de 45 a 60 dias, dependendo da cicatrização completa do local. Quanto maior o intervalo maior será o aproveitamento da sessão e mais se observa clarear.
                                                          Detalhes sobre o procedimento
            Após a aplicação do laser a pele tende a formar uma crostícula protetora que leva de 7 a 10 dias para se desfazer. Dentro de um período de aproximadamente 30 dias nota-se que a pele volta a apresentar seu aspecto natural, mas ainda com falhas do pigmento que são os resquícios da tatuagem.
            Seguindo as recomendações do especialista como, por exemplo, não expor a tatuagem ao sol durante todo o tratamento, utilizar pomadas hidratantes e uso de filtro solar os resultados da aplicação do laser Yag serão de uma pele íntegra e sem manchas.