segunda-feira, 31 de março de 2014

Raio X .
Unknown18:00 0 comentários


                                                                                                   Fonte : astronomy-universo.
A astronomia na parte de raios-x se baseia no estudo na astronomia que se preocupa tem com  a minuciosa  observação e captação de emissões de  raios-X  que os corpos celestes emitiam então os raios-X é bem presente no nosso cotidiano pois a nossa atmosfera capta e trás para nós mais temos  instrumentos capacitados que buscam  a radiação em diferentes meios de existência os instrumentos como balões científicos e etc ficam em altitudes muito altas como próxima da atmosfera ou na atmosfera ..
 Os mecanismos astronômicos tendem a lançar raios-X quando há matéria está em altas temperaturas pois desde  1942 o próprio  Sol emite tende a produzir e a emitir  raios-X, mas em 1962 tivemos resultados conclusivos que o Sol emite ao sistema raios-X extrassolar, com denominado nome Scorpius X-1,1 Hoje temos conclusivas afirmações que os raios-X como os extra solares ' Scorpius X-1' são estrelas compactas, como estrelas de nêutrons e buracos negros; a matéria que cai aos buracos negros é aquecida para milhões de kelvins antes de ser sugada permanentemente pelo objeto ultracompacto.

Fontes baseadas em no Wikipedia com reestruturação textual de fácil entendimento  .

terça-feira, 18 de março de 2014

Aspectos Positivos da Radioatividade.
Unknown07:43 0 comentários


A radioatividade também apresenta efeitos positivos, que podem ser percebidos em casos como usina nuclear e agricultura, com a limpeza de alguns alimentos, com o uso de alguns elementos radioativos para matar bactéria e fungos, para haver diagnósticos e tratamentos de doenças. Em várias profissões a radioatividade pode ser um benefício como na medicina, que os isótopos são usados para usar radiografia da nossa condição dos nossos órgãos internos.

Pontos Positivos da Radioatividade.

Radiografia


O físico alemão Wilhelm C. Roentgen, no ano de 1895, descobriu uma nova forma de energia capaz de sensibilizar filmes fotográficos protegidos da ação da luz. Essa tecnologia foi batizada de Raios-X, e rapidamente transformou-se em ferramenta para diagnósticos na medicina.
O nome usual para essa tecnologia é radiografia. Quando uma pessoa é submetida à radiografia, é colocada entre o ponto de emissão da radiação e uma chapa fotográfica, ocorrendo uma exposição muito rápida à radiação.  A radiografia tem aplicações importantes na medicina, na indústria da construção mecânica e no estudo físico de metais e das ligas metálicas.

Radioterapia

A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes, tem capacidade de destruir células, por isso representa hoje uma importante arma no combate ao câncer. A radioterapia pode ser empregada com o objetivo de eliminar totalmente o câncer, visando à cura do paciente, ou para diminuir os sintomas da doença, evitando as possíveis complicações decorrentes da presença e crescimento do tumor.
Para alcançar esses objetivos, a radioterapia pode ser combinada à cirurgia e à quimioterapia, ou mesmo empregada como recurso isolado. Ela funciona do seguinte modo: uma dose pré-calculada de radiação é aplicada em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor. Essa técnica busca erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas. A morte celular pode ocorrer então por variados mecanismos, desde a inativação de sistemas vitais para a célula até sua incapacidade de reprodução.

Esterilização de materiais

Tendo em vista que a radiação pode agredir microrganismos, são usadas também para esterilizar equipamentos médicos, alimentos e soros. O processo não deixa resíduos tóxicos, nem radioativos. Uma das vantagens da técnica é que a esterilização é feita sem aplicações de calor, que pode deteriorar os materiais.

Além dos tratamentos citados acima, há outras importantes utilizações da radioatividade.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Curiosidades :
Unknown12:56 0 comentários



                                                               -                                 

Eco
 
Os obstáculos que refletem o som podem apresentar superfícies muito ásperas. Assim, o som pode ser refletido por um muro, uma montanha etc.O som refletido chama-se eco, quando se distingue do som direto.Para uma pessoa ouvir o eco de um som por ela produzido, deve ficar situada a, no mínimo, 17 m do obstáculo refletor, pois o ouvido humano só pode distinguir dois sons com intervalo de 0,1 s. O som, que tem velocidade de 340 m/s, percorre 34 m nesse tempo.
No mundo moderno o Eco está presente na computação, um eco é a impressão ou visualização de caracteres à medida que: são introduzidos via um dispositivo de entrada, instruções são executadas, ou estes são retransmitidos e recebidos de um terminal distante
                                        
Curiosidade sobre a Deusa Eco
Eco era uma menina muito bonita adorada por todos , mas tinha um defeito ela conversava demais não calava a boca por muito tempo e sempre queria dar a ultima palavra em tudo . Um dia Hera suspeitou que Zeus estaria lhe traindo novamente. Assim Hera castigou Eco deixando-a muda e apenas falando o que os outros haviam falado .
Um dia ela se apaixonou perdidamente por Narciso , então Narciso se encontrava perdido nas florestas em que Eco costumava ficar , então Narciso perguntou "Tem alguém aqui ?" e ela responde "Aqui , aqui , aqui" . Então narciso caminha até ela , e ela tenta lhe dizer o quanto amava mais Narciso não entendia , então ele o rejeitava . Eco sofrendo pede para Afrodite lhe mate para não viver com essa dor , mais por causa da beleza Afrodite resolve deixa-la viva .
 

Efeito Doppler
Unknown12:56 0 comentários



Quando uma pessoa se aproxima de uma fonte sonora fixa, a frequência do som do ouvido é maior do que aquela de quando a pessoa se afasta da fonte.
O mesmo resultado seria obtido se a fonte se aproximasse ou se afastasse de uma pessoa parada.
Você pode observar esse fenômeno ouvido o apito de uma locomotiva em movimento. O apito é mais grave (frequência menor) quando está se afastando, após ter passado por você.
Observe que, quando há aproximação entre o observador e a fonte, o observador recebe maior número de ondas por unidade de tempo e, quando há afastamento, recebe um menor número de ondas:  

   -                                                                                                                               

Denominando f’ a frequência recebida pelo observador e f a frequência emitida pela fonte, temos:
Aproximação: f’ > f
 Afastamento: f’ < f
Essas grandezas são relacionadas pela expressão:


-

v = velocidade da onda
vF = velocidade da fonte
vo = velocidade do observador
f = frequência real emitida pela fonte
f’ = frequência aparente recebida pelo observador.
















-